Vincent Van Gogh

Há 159 anos nascia um dos maiores pintores da história da arte. Vincent Van Gogh nasceu em Zundert, nos Países Baixos. Van Gogh era filho de um pregador leigo, ou seja, pregava ensinamentos religiosos mas não possuía vínculos com o clero (protestante, no caso). Van Gogh tentou seguir carreira religiosa mas, tendo fracassado, foi motivado pelo seu irmão e marchand Théo, a levar a pintura a sério.

The Potato Eaters, ou Comedores de Batata (literalmente), é considerada sua primeira grande obra. Como pode-se observar, é uma obra bem diferente das que conhecemos melhor como Girassóis ou Noite Estrelada, que são coloridas, vibrantes e até mais “felizes”.

Geralmente atribui-se a Van Gogh e outros pintores como Paul Gauguin, Cézanne e Seurat, o rótulo de Impressionistas. No entanto, segundo muitos estudiosos, esses artistas são, na verdade, pós-impressionistas por se afinarem mais com a representação da vida campesina e por usarem mais de sua percepção individual da vida na hora de pintar. Cada um deles tinha seu próprio estilo. Assim como os impressionistas, trabalhavam en plein air, ou seja, ao ar livre. E também se opunham às imposições técnicas da academia.

Em fins de 1885, quando se muda para a França, Van Gogh passa a pintar obras mais vivas, coloridas, deixando para trás o seu estilo sombrio (quem diria, né? Van Gogh sombrio…)

A vida de Van Gogh é marcada por muitos tormentos, depressões…e até uma orelha a menos! E o artista põe fim à própria vida em julho de 1890.

Todas as próximas fotos foram tiradas no Musée d’Orsay (quando ainda podia tirar fotos lá dentro), em Paris, em 2008 – ou seja, eu = bulldog.

Parabéns, Van Van!

L.

Anúncios

4 opiniões sobre “Vincent Van Gogh

  1. Hoje Van Gogh nao foi lembrado no Google, mas o blog das mocinhas nao deixou passar essa data tao importante no mundo das artes, o aniversario de um dos maiores pintores de todos os tempos. Parabens mocinhas!!!

comenta, moça!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: