Já que estamos falando de novidade…

Depois de muitos e muitos meses pensando a respeito, resolvi fazer uma tatuagem!

Como sou uma pessoa que normalmente enjoa rápido das coisas, precisava ser algo que eu tivesse certeza que não enjoaria e numa parte do corpo pra onde eu não olhasse o tempo inteiro. E foi. Escolhi fazer uma frase de uma artista pela qual nutro grande admiração: Louise Bourgeois.

Eu gosto muito de artistas que trabalham com questões mais profundas do Ser, e que suas obras refletem essa busca pelo autoconhecimento (?). Art is guarantee of sanity. L’art est la garantie de la santé mentale. Ou melhor, a arte é a garantia da sanidade. Segundo a artista, essa é a coisa mais importante que ela já disse em toda sua vida. Provavelmente esse aforismo é fruto de um período de sua vida em que Louise se dedicou ao estudo da psicanálise, outro motivo pelo qual escolhi essa frase – tenho bastante afinidade com a teoria psicanalítica, sobretudo a leitura de C.G. Jung.

Bem, antes que vocês perguntem, fiz a tattoo na costela e não doeu nada, fez cócegas, e muita. Rs.

Gostaram?

Beijos tatuados,

L.

2 opiniões sobre “Já que estamos falando de novidade…

  1. Muito interessante sua escolha. A busca do autoconhecimento é antiga e move as pessoas mais renomadas na ciência e afins. Esse assunto muito me interessa. Já presenciei alguns cursos sobre, li alguns livros, incluindo sociedades secretas, como a Ordem de Rosacruz, da qual vc certamente já ouviu falar, como historiadora. A psicanálise e a questão dos sonhos também me intriga. Sonhos lúcidos, REM, e filmes que contam sobre isso são igualmente fantásticos. Me vem a memória Vanila Sky e a Origem, agora.
    Particularmente, no que tangência a arte, como forma de expressão única do ser humano, sua produção e publicacao é o que nos mantém vivos e pensantes; digo, concordo e vou alem de Louise, considerando-a, lato sensu, íncluindo todas as formas de expressão humanas, como a forma de nos manter vivos. Fazendo uma ponte com a racionalidade cartesiana: a produção artística precede o pensar, tal como o pensar precede a existência.

  2. Sim! eu já até tive vontade de frequentar a Ordem de Rosacruz, tem uma loja perto da UnB, sabia? Fiz uma matéria muito interessante uma vez, Tópicos Especiais em História Moderna, onde estudávamos as ciências ditas ocultas, desde a Idade Média, focando no século XVII. Lemos muito sobre essas ordens, a arte da memória, Paracelso, Galileu, e muitos outros. Enfim, eu achei a frase perfeita. É algo que vai ficar comigo pra sempre e precisava ser algo que tocasse minha alma. Não tem como falar de (in)sanidade e não parar pra refletir sobre si.
    Obrigada por comentar, Raphael!

comenta, moça!

