Oscar Niemeyer, 104

Hoje um dos maiores nomes da arquitetura brasileira comemora seu 104º aniversário, sendo que mais de 80 deles foram dedicados a profissão, essa que eu também escolhi para mim. Com mais de 600 projetos concluídos pelo mundo, esse mestre da arquitetura ainda tem animo para mais, como a renovação do Sambódromo do Rio de Janeiro, sua cidade natal, e um dos projetos atuais de seu escritório.

Ele revolucionou a arquitetura com o uso do concreto, das curvas, que segundo ele são inspiradas no corpo da mulher brasileira. Começou trabalhando no escritório de Lúcio Costa, autor do projeto de Brasília, depois seguiu na corrente modernista e foi muito inspirado por Le Corbusier. Mas com o passar do tempo, é perceptível a marca desse arquiteto: a leveza que ele consegue dar nas formas curvas do pesado concreto armado.

“Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criado pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curva é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.” Oscar Niemeyer

Croqui do Memorial Da America Latina, São Paulo

Croqui da Catedral Metropolitana de Brasília

Vou deixar vocês com algumas fotos das obras mais famosas de Niemeyer, mas para quem quiser saber mais um pouco da sua vida e das suas obras, entra aqui no site dele!

Conjunto da Pampulha, Belo Horizonte:

“Com a obra da Pampulha o vocabulário plástico da minha arquitetura, num jogo inesperado de retas e curvas, começou a se definir.”

Sede da Onu, Nova York:

Conjunto Copan (São Paulo):

Museu de Arte Contemporânea, MAC, Rio de Janeiro:

Brasília:

Catedral

Congresso Nacional

Palácio do Planalto

Teatro Nacional

Complexo da República

S.

Anúncios

comenta, moça!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: